Associação de Estudantes

a pensar em ti

Bem-Vindos

TRADIÇÃO

A Associação de Estudantes da tua Escola é uma Associação com tradição, tendo acompanhado e apoiado a grande evolução das escolas nos últimos 20 anos. Esteve presente em muitas acções de defesa dos direitos dos estudantes ao longo da sua história e tem uma imagem positiva junto de outras associações. Basta pensares que em mais de duas décadas de existência, participaram cerca de 500 pessoas nesta Associação, e algumas delas já com mais de 40 anos, para perceberes que esta é uma instituição cuja história deve ser respeitada e perpetuada.

DESAFIO ACTUAL

Actualmente, o desafio da Associação encontra-se mais voltado para dentro, pois a evolução da nossa Escola requere um grande esforço da nossa parte, no sentido de não deixar o espírito da Aurélia decair. O período de obras e de mudança é complicado, mas todos sabemos que é um pequeno sacrifício do presente, para um futuro que se prevê muito positivo para todos a comunidade escolar. Por essa razão, e porque as escolas não são só feitas de edifícios, a nossa Associação deve apoiar os órgãos de gestão da Escola no sentido de ajudar os alunos a lidar e a conviver com as obras e a falta de condições com que nos deparamos diariamente.

Criar uma candidatura e gerir uma Associação de Estudantes não é tarefa fácil, mas é um desafio interessante, permite-te trabalhar para a tua escola, ao mesmo tempo que aprendes a trabalhar em equipa, desenvolves as tuas capacidades sociais e crias amigos com os quais poderás vir a criar projectos no futuro.

A TUA MISSÃO

É por este motivo que colocamos nas tuas mãos a função de informar os teus colegas, debater com eles, e pensar em criar uma lista candidata ou juntar-te a uma já existente. Participa na democracia da tua escola!

AS REGRAS

Cada instituição é regida por uma “Constituição” à sua medida, a nossa, tem o nome de Estatutos. Estes estão no link ao lado e são de consulta obrigatória para quem se quiser candidatar.

Em conformidade com os Estatutos, devem ser entregues no Conselho Executivo os seguintes documentos:

1. Folha com a especificação dos candidatos a cada órgão da Associação e respectiva assinatura;

2. Folha Azul Pautada (disponível na Papelaria) com um mínimo de 120 assinaturas de estudantes da ESAS (o objectivo da folha deve estar explícito no topo de cada folha);

É proibido qualquer tipo de afixação de cartazes ou oferta de material publicitário fora do dia de cada lista (o qual irá ser definido na Reunião das Listas). Qualquer prática ou mera tentativa de suborno a votos implicará a eliminação do indivíduo subornador do processo eleitoral, independentemente do seu cargo na lista.

CALENDÁRIO ELEITORAL

1. Período de entrega de candidaturas: de 14/10/08 às 17 horas de 24/10/08

2. Reunião de Listas: 17h30 de 24/10/08

(Nesta Reunião irá definir-se a letra da lista, entre outros, a qual só é garantida a partir desta Reunião)

3. Debate: 06/11/08*

4. Semana de Campanhas: de 03/11/08 a 06/11/08*

5. Dia de Votação: 07/11/08*

*sujeito a alteração, devido ao número de listas

LIMITE DE ORÇAMENTO

Este ano, a Direcção decidiu limitar o Orçamento das listas candidata a 150€, incluindo fundos próprios e patrocínios. As contas da campanha terão de ser apresentadas à Direcção. Esta decisão tem como base a falha de compromissos em anos anteriores, nomeadamente no ano passado. Além disso, é do nosso entender que, à luz do paradigma económico do nosso país, é imoral dispender demasiado dinheiro em eleições. Por outro lado, pretendemos aguçar o engenho dos estudantes para que arranjem formas de cativar os eleitores, sem ofertas com pouco sentido, mas sim com ideias e projectos para a ESAS. Finalmente, tendo em conta que a ESAS é uma escola pública, todos devem ter igualdade no acesso à candidatura e luta eleitoral, independentemente da sua condição económica.

Gostaríamos de recordar o apoio do Conselho Executivo neste processo e que será o mesmo a proceder à recolha e aceitação das candidaturas.

A Direcção tem o maior prazer em esclarecer qualquer dúvida e aguarda a tua candidatura.

No caso de teres alguma dúvida, envia um e-mail para joao_p_reis@hotmail.com

Create a Free Website